Conheça melhor o seu corpo!
Podemos definir Terapia Manual como a área que, através de uma visão global do organismo, utiliza um conjunto de técnicas manuais, como a Quiropraxia, Osteopatia, Cadeias Musculares e Trilhos Fasciais em prol do paciente.
A Terapia Manual visa identificar e corrigir as alterações do movimento normal (hipomobilidade), compreendendo a relação entre os diversos Sistemas (Musculo-esquelético, Circulatório, Nervoso, Visceral, etc. ). Através de uma análise ergonomica e biomecânica detalhada, a Terapia Manual promove o equilibrio holistico do corpo humano através de técnicas de mobilização e manipulativas dos tecidos conferindo a mobilidade fisiológica à estrutura lesada.
As Terapias Convencionais perderam um precioso tempo no ensino de terapias manuais por excesso de orgulho e ego profissional, com medo de serem chamados de massagistas. Principalmente com o “boom” da eletroterapia na década de 90. Para muitos leigos, a Terapia Manual é chamada e solicitada como um tipo de massagem e muitos a procuram por insatisfação com as Terapias Convencionais, pois os resultados são mais rápidos e eficientes.
A Terapia Manual destaca-se das terapias convencionais pela utilização de recursos de diagnóstico e terapêutico em estruturas que estas não actuam, como por exemplo, mobilizações articulares acessórias, manipulação visceral, miofascial, craniana e neural.
As técnicas crânio-sacrais são capazes de influenciar o sistema nervoso central e periférico, as cadeias articulares, fasciais e musculares à distância, além do bem-estar que proporciona ao receptor.
As manipulações viscerais proporcionam uma optimização funcional nas restrições de mobilidades dos órgãos e sistemas, promovendo desse modo, uma melhoria visível na postura corporal dos pacientes.
Prevenção
A maioria dos distúrbios degenerativos músculo-esqueléticos apresentam inicialmente alterações biomecânicas assintomáticas, podendo estas ser detectadas e tratadas manualmente, antes do aparecimento dos sintomas, processos inflamatórios e degenerativos. Devemos consciencializar os pacientes da necessidade de realizar uma manutenção periódica no sistema músculo-esquelético.
Entre em contacto!
Quer saber mais sobre as nossas técnicas, tirar alguma dúvida, ou iniciar um diagnóstico connosco?
Envie uma mensagem com o maior número de detalhes sobre as suas necessidades de neste momento, para o email geral@fisiosoma.pt